O teatro contra-ataca: a retomada do teatro político brasileiro em 1990

  • Camila Hespanhol Peruchi Universidade Estadual de Campinas - Brasil
  • Thaís Aparecida Domenes Tolentino Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil
Palavras-chave: Teatro de grupo. Teatro Épico. Brasil. Luta de Classes.

Resumo

Este artigo tem como tema central o terceiro ciclo de politização da dramaturgia nacional, iniciado em 1990. Partindo do pressuposto de que a arte, enquanto produção humana, se origina de condições histórias específicas, o artigo objetiva expor 1) os principais fatos sociais que explicam a retomada do teatro político brasileiro, 2) suas características formais que subvertem a forma dramática burguesa e 3) os  principais grupos ainda hoje em atuação. O texto pretende ser um registro de um movimento artístico capaz de fazer da luta de classes uma categoria poética.

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Biografia do Autor

Camila Hespanhol Peruchi, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas. Realiza Doutorado Sanduíche no País no Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina.

Thaís Aparecida Domenes Tolentino, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – código de Financiamento 001.

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Publicado
2019-09-30
Como Citar
Peruchi, C. H., & Domenes Tolentino, T. A. (2019). O teatro contra-ataca: a retomada do teatro político brasileiro em 1990. Religación, 4(19), 21-29. Recuperado de https://revista.religacion.com/index.php/religacion/article/view/429