Contact scenes from the affective archive: fragments, searches and sub-versions of an old guerrilla woman

Palavras-chave: Arquivo; Afeto; Corpo; Memória; Teoria Queer.

Resumo

Este trabalho questiona o vínculo entre afetividade e memória por meio da construção do arquivo afetivo de Czury Edith Lamy, minha tia-avó desaparecida em 1977 pela ditadura civil-igreja-militar na Argentina. Ele se concentra em algumas "cenas de contato" que excedem o significado centrado nas práticas teatrais e amplia o espectro de possibilidades: algumas vêm de documentos, testemunhos e histórias sobre Czury, e outras surgem da minha experiência de participação e criação de dispositivos estéticos que combinam linguagens de diferentes artes cênicas, como teatro, dança, performance e expressão corporal. A metodologia utiliza elementos da Pesquisa de Ação Participativa e da autoetnografia, portanto, a primeira pessoa será usada quando necessário como um testemunho afetivo. Foi realizado um trabalho de campo e foram utilizadas fontes primárias e secundárias. Em primeiro lugar, serão relatadas as cenas de Czury que emergem do silêncio e parecem difusas, fragmentadas e repletas de "erros". Em seguida, analisaremos as que se concentram na busca e, por fim, investigaremos as que propõem outras (di)versões de Czury, incluindo sua transformação em performer, que se conecta com a proposta artivista que se desdobra no Relato Situado. O trabalho produziu formas de "enquadrar" as memórias de Czury, que foram narradas de forma codificada em cenas imprecisas, sensoriais e contra-hegemônicas. Ao mesmo tempo, o caráter político dos afetos se tornou visível na medida em que eles são capazes de gerar ações, criando outros sentidos e temporalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Inés Tortosa, Universidad de Buenos Aires | Ciudad Autónoma de Buenos Aires | Argentina

Becaria doctoral CONICET- Magister en Epidemiología, Gestión y Políticas en Salud UNLA- Lic. y Prof. en Psicología UBA- Investigadora en Instituto Gino Germani FSOC UBA- Docente e investigadora en la Facultad de Psicología de la UBA.

Referências

Ahmed, S. (2004). The Cultural Politics of Emotion. Routledge.

Ahmed, S. (2019). La promesa de la Felicidad. Una crítica cultural al imperativo de la alegría. Caja Negra.

Anzaldúa, G. (2021). Luz en lo oscuro. Hekht.

Brasil, V.V., Rousseaux, F., y Conte, B. (2019). Reparación simbólica en América Latina como Política de Estado. La experiencia de asistencia a víctimas en Brasil y la Argentina. Clepsidra. Revista Interdisciplinaria de Estudios sobre Memoria, 6(12), 90-107. https://ojs.ides.org.ar/index.php/Clepsidra/article/view/323

Butler, J. (2007). El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Paidós.

Cvetkovich, A. (2018). Un archivo de sentimientos. Trauma, sexualidades y culturas públicas lesbianas. Ediciones Bellaterra.

Deleuze, G. (2008). En medio de Spinoza. Cactus.

Del Mármol, M., Mora S., & Sáez M. (2012) Experimentar, contabilizar, interpretar. Conjunciones metodológicas para el estudio del cuerpo en la danza. En, S. Citro, y P. Aschieri (Coord.), Cuerpos en movimientos. Antropologías de y desde las danzas (pp. 101-118). Biblos.

Derrida, J. (1997). Mal de archivo. Una impresión freudiana. Editorial Trotta.

Haraway, D.J. (2020). Seguir con el problema: Generar parentesco en el Chthuluceno. Consonni.

Farge, A. (1991). La atracción del archivo. Edicions Alfons El Magnanim.

Fals Borda, O. (1985). Conocimiento y poder popular. Lecciones con campesinos de Nicaragua, México y Colombia. Siglo XXI.

Farneda, P. (2021). Cómo hacerse cuerpo en el arte. Prácticas artísticas y desobediencias al género. Fundación La Hendija.

Foucault, M. (2002). La arqueología del saber (trad. Aurelio Garzón del Camino). Siglo XXI Editores Argentina.

Freud, S. (1917). Duelo y melancolía. Obras completas, 14, (pp. 235-255). Amorrortu.

Gatti, G. (2011). De un continente a otro: el desaparecido transnacional, la cultura humanitaria y las víctimas totales en tiempos de guerra global. Política y sociedad, 48(3), 519-536. https://core.ac.uk/download/pdf/38819698.pdf

Halberstam, J. (2018). El arte queer del fracaso. Egales.

Hirsch, M. (2008). The Generation of Postmemory. Poetics Today, 29(1), 103-128. https://doi.org/10.1215/03335372-2007-019

Macón, C. (2021). Desafiar el sentir. Feminismos, historia y rebelión. Omnívora Editora.

Macón, C., y Solana, M. (Eds.). (2015). Introducción. En Pretérito indefinido: Afectos y emociones en las aproximaciones al pasado. Título.

Maffía, D. (2019). Disidencia sexual y epistemología de la resistencia. Avatares Filosóficos, 5, 103-116. http://revistas.filo.uba.ar/index.php/avatares/article/view/3418

Montero, M. (2006). Hacer para Transformar. El método en la psicología comunitaria. Paidós.

Morín, E. (1995). El paradigma de la complejidad. En Introducción al pensamiento complejo (pp. 7-22). Gedisa.

Pérez, M.E. (2022). Fantasmas en Escena. Teatro y desaparición. Paidós.

Pollak, M. (2006). Memoria, olvido, silencio. La producción social de identidades frente a situaciones límite. Ediciones Al Margen.

Pratt, M.L. (1997). Ojos imperiales. Literatura de viajes y transculturación. Universidad Nacional de Quilmes.

Proaño Gómez, L. (2021). Afectividad, política y conocimiento: resistencia al neoliberalismo desde la escena teatral latinoamericana. Revista de artes escénicas y performatividad, 11(18), 145-141. https://investigacionteatral.uv.mx/index.php/investigacionteatral/article/view/2654

Saporosi, L. (2017). Implicancias epistemológicas y reflexiones metodológicas en torno a la construcción de un archivo afectivo. Crítica Contemporánea. Revista de Teoría Política, 7, 129-147. https://hdl.handle.net/20.500.12008/17813

Saxe, F. (2022). Acerca del Término Queer y sus Derivas Latinoamericanas: Contra el Relato Norte-Sur y la Supuesta Importación Teórica. Revista Belas Infiéis, 11(2), 01-17. https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v11.n2.2022.42356

Saxe, F. (2019). Hacia un cuerpo marica: una reflexión situada sobre investigación, memoria queer/cuir, infancia sexo-disidente y trols. Aletheia, 10(19). https://doi.org/10.24215/18533701e025

Solana, M. (2020). Afectos y emociones. ¿ una distinción útil?. Diferencias, 1(10). http://www.revista.diferencias.com.ar/index.php/diferencias/article/view/206

Tortosa, P. (2022). Relato situado de Czury Lamy [Video]. YouTube. https://youtu.be/K0paG1nesto

Tortosa, P. (2021). Danzar las memorias sobre el Terrorismo de Estado: Reflexiones sobre la propuesta del Hedor de América. Symploké Estudios de Género, 3, 51-63. www.revistasymploke.com/revistas/SymplokeEGN3

Valéry, P. (2018). La idea fija (Vol. 18). Antonio Machado Libros.

Vasilachis, I. (2018). Propuesta epistemológica, respuesta metodológica, y desafíos analíticos. Reyes.

Verzero, L. (2021). El presente como archivo: inscripciones del futuro en el artivismo prepandémico. Taller de Letras, (68), 181-196. https://doi.org/10.7764/tl68181-196

Verzero, L. (2022). La afectividad como experiencia política. Avatars del artivismo en el ágora contemporánea. En, I. Depetris Chauvin, y N. Taccetta (Coord.), Performances Afectivas (pp. 185-263). Teseo Press.

Wayar, M. (2019). Travesti: Una teoría lo suficientemente buena. Editorial Muchas Nueces.

Publicado
2023-12-23
Como Citar
Tortosa, P. I. (2023). Contact scenes from the affective archive: fragments, searches and sub-versions of an old guerrilla woman. Religación, 8(38), e2301018. https://doi.org/10.46652/rgn.v8i38.1018