Realidade virtual e aumentada no ensino superior: experiências imersivas para aprendizado profundo

  • Richar Lutter Calderón Zambrano Universidad Técnica de Machala – Ecuador
  • María Elena Yánez Romero Universidad Técnica De Machala – Ecuador
  • Kerly Elizabeth Dávila Dávila Universidad Técnica De Machala – Ecuador
  • Carolina Estefanía Beltrán Balarezo Universidad Técnica de Machala – Ecuador
Palavras-chave: Realidade virtual; aprendizagem profunda; ensino superior; tecnologias educacionais.

Resumo

Este estudo entra em um terreno de vanguarda em que a realidade virtual e a realidade aumentada convergem com o ensino superior; ele se propõe a explorar como a integração da realidade virtual e da realidade aumentada pode impactar positivamente o ensino superior, promovendo o aprendizado profundo. Por meio da análise de estudos de caso e de uma revisão da literatura atual, procuramos entender como essas tecnologias podem revolucionar a maneira como os alunos adquirem e aplicam o conhecimento em um ambiente educacional em constante evolução. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, que envolve a compilação e a avaliação da literatura existente sobre um tópico específico. Os resultados mostraram que a realidade virtual e aumentada no ensino superior tem sido um tópico de interesse nos últimos anos, especialmente no campo das ciências sociais, inferindo que a realidade virtual surgiu como um padrão pioneiro que altera fundamentalmente a maneira como as pessoas e os sistemas de computador interagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Richar Lutter Calderón Zambrano, Universidad Técnica de Machala – Ecuador

Docente de la Universidad Técnica de Machala. Profesor de Matemáticas Superior. Doctor Químico Industrial y Magíster en docencia de las Matemáticas.

María Elena Yánez Romero, Universidad Técnica De Machala – Ecuador

Ingeniera Química. Máster en Ingeniería Industrial y Productividad. Docente Universitario.

Kerly Elizabeth Dávila Dávila, Universidad Técnica De Machala – Ecuador

Bioquímica Farmacéutica. Máster en Bioquímica Clínica. Docente Universitario en la Universidad Técnica de Machala.

Carolina Estefanía Beltrán Balarezo, Universidad Técnica de Machala – Ecuador

Ingeniera en alimentos. Máster Universitario en Calidad y Seguridad Alimentaria obtenido en la Universitat de Valencia, España.

Referências

Aksyonov, S., Arifulina, R., Katushenko, O., Sergeeva, T., & Romanovskaya, L. (2021). Digital transformation of the educational space: New tools and technological solutions. Perspectives of Science and Education, 49, 24-43. https://pnojournal.wordpress.com/2021/03/01/aksenov/

Álvarez, I., Manero, B., Morodo, A., Suñé, N., & Henao, C. (2023). Realidad Virtual Inmersiva para mejorar la competencia de gestión del clima del aula en secundaria. Educación XX1, 26(1), 249-272. https://doi.org/10.5944/educxx1.33418

Bazavan, L., Horatiu, R., Florina, P., Stefan, C., Bizdoaca, G. (2021). Virtual Reality and Augmented Reality in Education. [Congress]. 30th Annual Conference of the European Association for Education in Electrical and Information Engineering (EAEEIE), Prague, Czech Republic. https://doi.org/10.1109/EAEEIE50507.2021.9531005

Banchoff, C., Fava, L., Schiavoni, A., & Marti, S. (2020). Realidad Aumentada y Realidad Virtual: experiencias en diferentes ámbitos de aplicación. Red de Universidades con Carreras en Informática. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/104000

Billinghurst, M., & Duenser, A. (2021). Augmented reality in the classroom. Computer, 45(7), 56-63. https://doi.org/10.1109/MC.2012.32

Campos, N., Navas, M., & Moreno, A. (2019). Realidad virtual y motivación en el contexto educativo: Estudio bibliométrico de los últimos veinte años de Scopus. Alteridad, 15(1), 47-60. https://doi.org/10.17163/alt.v15n1.2020.04

Chen, C. C., Wang, C. H., & Chan, H. C. (2020). Exploring the potential of using virtual reality in biology education: A constructive design research. British Journal of Educational Technology, 51(1), 54-74.

Coccia, M. (2019). Theories of the evolution of technology based on processes of competitive substitution and multi-mode interaction between technologies. Journal of Economics Bibliography, 6(2), 99–109. https://doi.org/10.1453/jeb.v6i2.1889

Colom, A. (2020). The Digital Divide. Information, Communication & Society, 23(11), 1706-1708. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1369118X.2020.1781916

Cruz, C., Sandin, D. J., DeFanti, T. A., Kenyon, R. V., & Hart, J. C. (1993). The CAVE: audio visual experience automatic virtual environment. Communications of the ACM, 35(6), 64-72.

Dalgarno, B., & Lee, M. J. W. (2010). What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, 41(1), 10-32. https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1467-8535.2009.01038.x

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining gamification. Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments (pp. 9-15).

Dunleavy, M., Dede, C., & Mitchell, R. (2009). Affordances and limitations of immersive participatory augmented reality simulations for teaching and learning. Journal of Science Education and Technology, 18(1), 7-22. https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-008-9119-1

Felkel, I., & Dickmann, I. (2022). Realidad virtual y formación docente: aportes, desafíos y límites. Educación Temática Digital ETD, 24 (2), 296-315. https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659798

Gonzalez, M., Benchoff, E., Huapaya, C., Remon, C., Lazzurri, G., Guccione, L., Lizarralde, F. (2018). Advances in Test Personalization and Adaptation in a Virtual Learning Environment. In P. Pesado, C. Aciti. (eds) Computer Science – CACIC. Communications in Computer and Information Science. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-20787-8_4

Gudoniene, D., & Rutkauskiene, D. (2019). Virtual and Augmented Reality in Education. Baltic Journal of Modern Computing, 7(2). https://doi.org/10.22364/bjmc.2019.7.2.07

Howard, N., & Lomas, L. (2020). Rethinking personal data in the age of big data. Internet Policy Review, 9(1).

Johnson, E., & Smith, A. (2020). The changing landscape of technology and its impact on work and employment. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 7, 405-426.

Johnson, L., Adams Becker, S., Estrada, V., & Freeman, A. (2019). NMC Horizon Report: 2019 Higher Education Edition. The New Media Consortium.

Liz, M. (2020). ¿Un mundo nuevo? Realidad virtual, realidad aumentada, inteligencia artificial, humanidad mejorada, Internet de las cosas. Arbor, 196(797), 572. https://doi.org/10.3989/arbor.2020.797n3009

Marougkas, A., Troussas, C., Krouska, A., & Sgouropoulou, C. (2023). Virtual Reality in Education: A Review of Learning Theories, Approaches and Methodologies for the Last Decade. Electronics, 12(13), 2832. https://doi.org/10.3390/electronics12132832

Montenegro-Rueda, M., & Fernández-Cerero, J. (2022). Realidad aumentada en la educación superior: Posibilidades y desafíos. Revista Tecnología, Ciencia y Educación, 95-114. https://doi.org/10.51302/tce.2022.858

Muñoz-Saavedra, L., Miró-Amarante, L., & Domínguez-Morales, M. (2020). Augmented and Virtual Reality Evolution and Future Tendency. Applied Sciences, 10(1), 322. https://doi.org/10.3390/app10010322

Piaget, J. (1970). Piaget’s theory. In P. H. Mussen (Ed.), Carmichael’s Manual of Child Psychology (pp. 703-732). Wiley.

Seigneurbieux, P. (2019). Virtual reality system with advanced low-complexity user interactivity and personalization through cloud-based data-mining and machine learning. https://patents.justia.com/inventor/pierre-seigneurbieux

Sousa, R., Campanari, R., & Rodrigues, A. (2021). La realidad virtual como herramienta para la educación básica y profesional. Revista Científica General José María Córdova, 19(33), 223-241. https://doi.org/10.21830/19006586.728

Sukhdeve, P. (2021). Implementing Augmented Reality Into Immersive Virtual Learning Environments: Implementation of Augmented Reality Technologies in Immersive Education Programs (pp. 102-118). https://doi.org/10.4018/978-1-7998-4222-4.ch006

Sutherland, I. E. (1968). A head-mounted three-dimensional display. Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/1476589.1476686

Publicado
2023-08-21
Como Citar
Calderón Zambrano, R. L., Yánez Romero, M. E., Dávila Dávila, K. E., & Beltrán Balarezo, C. E. (2023). Realidade virtual e aumentada no ensino superior: experiências imersivas para aprendizado profundo. Religación, 8(37), e2301088. https://doi.org/10.46652/rgn.v8i37.1088