Gerenciamento de projetos e otimização de espaço para calçadas urbanas em cidades pequenas: estudo de caso do site de Sancán
Resumo
O projeto de espaços de calçadas urbanas concentra-se em promover a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos usuários, que são fundamentais para o planejamento urbano, especialmente em cidades como Sancán, que, com muitos anos de fundação, apresenta uma imagem deprimida. Essa abordagem envolveu a identificação de estratégias para melhorar a estética urbana, a segurança e a acessibilidade para pessoas com deficiência. A otimização funcional envolve a remoção de obstáculos e a implementação de rampas apropriadas; a integração de espaços verdes e elementos de paisagismo, sombra e áreas de descanso; a melhoria da conectividade com outros meios de transporte; a participação da comunidade durante o planejamento para garantir soluções que atendam às necessidades reais dos habitantes; regras e regulamentos relacionados aos requisitos de planejamento urbano. Concluindo, o gerenciamento de projetos e a otimização do espaço para calçadas urbanas requerem uma abordagem holística que considere tanto as necessidades de mobilidade quanto a qualidade do ambiente urbano.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
Board, T. R. (2010). Highway Capacity Manual 2010 Executive Committee. TRB.
Cal, R., & Cárdenas, J. (2018). Ingeniería de tránsito. Alfaomega.
Cobos, D., & Arteaga, E. (2024). Diseño funcional de las calles del sector 3 del sitio Sancán del cantón Jipijapa. Unesum.
Google Maps. (s.f.). https://lc.cx/CyES5o
La Asociación Nacional de Oficiales de Transporte. (2017). Guía global de diseño de calles. https://lc.cx/YOrbhL
Lledo, P. (2017). Director de proyectos.
Mapa turistico del Ecuador. (s.f.). https://lc.cx/L8IQmj
Project Management Institute. (2021). El estándar para la dirección de proyectos e Guía de los fundamentos para la dirección de proyectos (Guía del PMBOK). Project Management Institute.
Copyright (c) 2023 Denny Augusto Cobos Lucio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.