Ferramentas de gamificação Tics para estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado

  • María Pamela Rosado Rosado Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador https://orcid.org/0009-0002-3971-6076
  • Lenys Genit Quiroz Vera Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador
  • María Eugenia Andrade Párraga Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador
  • Luis Humberto Yumisaca Sagñay Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador
Palavras-chave: gamificação; ferramentas de TIC; aprendizado; motivação; atualização educacional.

Resumo

Este estudo sobre gamificação surge da falta de interesse demonstrada pelos alunos em relação ao aprimoramento e à aquisição de novos conhecimentos, portanto, identifica-se a necessidade de revisar a literatura sobre estratégias inovadoras para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar o uso de ferramentas de gamificação para fortalecer o interesse dos alunos pelo aprendizado. O estudo consistiu em uma revisão da literatura usando métodos científicos, como os métodos analítico-sintéticos; foram feitas buscas em vários bancos de dados; foram selecionados artigos dos últimos cinco anos para captar as tendências recentes; e foram seguidas as diretrizes editoriais para incorporar as pesquisas atuais sobre Tics, gamificação e o interesse dos alunos pela aprendizagem. Os resultados do estudo mostraram que a gamificação motiva os alunos, melhora a atenção e o desempenho acadêmico, desenvolve habilidades e competências e fornece feedback imediato. Embora alguns estudos apontem desafios, como a falta de habilidades digitais dos professores, conclui-se que a gamificação é uma ferramenta eficaz para transformar o processo educacional e promover o interesse dos alunos.

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Biografia do Autor

María Pamela Rosado Rosado, Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador

Ingeniera Hidráulica y Licenciada en Ciencias de la Educación Mención Física-Matemáticas. Cursando la Maestría en Educación Mención Gestión del Aprendizaje mediado por TIC. Residente de obra en varios proyectos de construcción del país por más de 5 años.

Lenys Genit Quiroz Vera, Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador

Tercer Nivel en la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí en Licenciatura en Radiología e Imagenología. Cursando la Maestría en Educación Mención Gestión del Aprendizaje mediado por TIC. Docente con más de 20 años de experiencia. Docente de la Unidad Educativa Fiscal Simón Bolívar de la ciudad de Manta-Manabí-Ecuador desde hace 8 años.

María Eugenia Andrade Párraga, Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador

Licenciada en Trabajo Social. Cursando la Maestría en Educación Mención Gestión del Aprendizaje mediado por TIC. Docente de varias disciplinas de la Unidad Educativa José Ignacio Mendoza de la ciudad de Portoviejo.

Luis Humberto Yumisaca Sagñay, Pontificia Universidad Católica del Ecuador–Sede Manabí | Manabí | Ecuador

Ingeniero en gestión de gobiernos seccionales, asesor de los GAds parroquiales por 2 años, docente de bachillerato por dos años, dirigente de organizaciones de segundo grado, cursando la maestría en educación mención TIC.

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Publicado
2024-05-18
Como Citar
Rosado Rosado, M. P., Quiroz Vera, L. G., Andrade Párraga, M. E., & Yumisaca Sagñay, L. H. (2024). Ferramentas de gamificação Tics para estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado. Religación, 9(40), e2401199. https://doi.org/10.46652/rgn.v9i40.1199