O desempenho dos adolescentes coincidindo com o discurso audiovisual da trap

Palavras-chave: Trap; Atuação; Atos de fala; Declarações performativas; Discurso audiovisual.

Resumo

A partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa de design hermenêutico, este artigo revisa um corpus de dez videoclipes armadilha (com suas respectivas canções), um gênero musical que alegoriza valores contraculturais ligados ao machismo, dependência de drogas e crime, para analisar seu código performativo e determinar que este código coincide com as performances (comportamento ético, estético, ideológico e corporal) que um grupo de adolescentes da cidade de Barquisimeto (Estado de Lara, Venezuela) afirma ter ou testemunhar ter visto em outros pares durante o desenvolvimento de uma festa onde este estilo musical é escutado. Os resultados confirmam que o código performativo dos vídeos coincide com as performances performativas que eles exibem, através das quais se configura uma imagem social que corresponde à imagem estética e cognitiva transmitida pelo cantor da armadilha e pelas mulheres que o rodeiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Adrados, F. (1986). Orígenes de la lírica griega. Coloquio.

Álvarez, G. (2008). Efectos ilocucionario y perlocucionario en la teoría de los actos de habla y en sus posteriores formulaciones. Onomázein, 17, 79-93. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2924934

Alzuru, P. (1999). Elogio del hombre ordinario: una indagación sobre la noción de sujeto en Michel Maffesoli. Universidad de Los Andes.

Araujo, E. (2021). Sexo sin tabú: un arriesgado rito de iniciación. El Nacional. https://cutt.ly/uVPTMzV

Arcángel. (2017, febrero 19). Arcángel y Bad Bunny–Me acostumbre (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=xKKeqlBQ3Js

Austin, J. (1971). Cómo hacer cosas con las palabras. Paidós.

Bad Bunny. (2017, diciembre 1). Bad Bunny – Chambea (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=gpIBmED4oss

Bianciotti, M. C., & Ortecho, M. (2013). La noción de performance y su potencialidad epistemológica en el hacer científico social contemporáneo. Tabula Rasa, 19, 119-137. http://www.revistatabularasa.org/numero-19/06biaciotti-ortecho.pdf

Bravo, N., y Greco, M. E. (2018). La elaboración de identidades mundializadas a través del trap. Marginalidades juveniles, consumismo y experimentación musical. Música e Investigación, 25(26), 45-69. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/92396

Cajamarca, L., & Vásquez, A. (2019). Análisis del género musical trap y su incidencia comunicacional en los adolescentes de 12 a 17 años de edad del norte y sur de Guayaquil. (Tesis de Licenciatura Universidad de Guayaquil). Repositorio Institucional. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/38584

Calonge, S., & Casado, E. (2001). Interacción social comunicativa. Un modelo psicosocial. Universidad Central de Venezuela.

ChosenFew. (2018, mayo 24). Jon, Noriel y Boy Wonder CF–Me tiré a tus amigas (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=O9iQGLw-hyo

Eco, U. (1973). Apocalípticos e integrados ante la cultura de masas. Editorial Lumen.

García Gual, C. (1998). Antología de la poesía lírica griega (siglos VII-IV a. C). Alianza Editorial.

Goffman, E. (1959). La presentación de la persona en la vida cotidiana. Amorrortu Editores.

FullReggaetonKing. (2017, mayo 15). Bad Bunny – Diles (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=fUN2dGKxHFU

Hear This Music. (2016, octubre 1). Arcángel y Bad Bunny–Tú no vive así (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=CUYrEiymUMY

Hear This Music. (2016, diciembre 27). Bad Bunny y Bryant Myers – Pa ti (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=fUN2dGKxHFU

Hear This Music. (2016, febrero 13). Delaguetto, Ozuna, Arcángel y Anuel – La ocasión (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=XngTiXBPmEE

Hear This Music. (2018, junio 15). Yandel, Jon Z, Zion y Noriel – Curiosidad (Video Oficial). [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=jhx_xBnIftc

Hernández S, R., Fernández C, C., & Baptista L, M. (2010). Metodología de la investigación. Mc Graw-Hill.

Iser, W. (1989). La realidad de la ficción. En, R. Warning (Coord.), Estética de la recepción, (pp. 165-196). Visor.

Justin Quiles. (2017, enero 22). Justin Quiles y Bad Bunny – Crecía (Video Oficial. [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=ysxfhUG5_VA

Maffesoli, M. (1990). El tiempo de las tribus. Icaria.

Maluma. (2016, octubre 14). Maluma, Noriel, Bryant Miers y Dirty Boy–Cuatro babys. [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=OXq-JP8w5H4

Martínez, M. M. (2009). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Métodos hermenéuticos. Métodos fenomenológicos. Métodos etnográficos. Trillas.

Muñoz, B. (2004). Sociología de la cultura de masas. Estudos e pesquisas em psicología, 1, 5-19. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v4n1/v4n1a02.pdf

Nicolás, S. (2020). Sobre rap, trap y calle: imágenes y fenómenos. Kamchatka. Revista de análisis cultural, 16, 93-128. https://doi.org/10.7203/KAM.16.16627

Peplo, F. (2014). El concepto de performance según Erving Goffman y Judith Butler. Centro de Estudios Avanzados de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. https://core.ac.uk/download/pdf/79472732.pdf

Peralta W., López M. & Rivera H. (2020). Repercusiones psicosociales del género musical trap en estudiantes de segundo año turno matutino del Instituto Nacional Reino de Suecia Estelí, segundo semestre del 2019. (Tesis de Licenciatura). Repositorio Centroamericano SIIDCA-CSUCA. https://repositoriosiidca.csuca.org/Record/RepoUNANM13046

Rabossi, E. (2013). Actos de habla. En, M. Dascal (Ed.), Filosofía del lenguaje II. Pragmática, (pp. 53-72). Trotta.

Rey Gayoso R. & Vilares D. (2019). Trap, algo más que música. Estudio sociológico del trap español (Trabajo de fin de grado). Repositorio Universidade da Coruña. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/28477

Ruales, R. &Padilla, K. (2020). Análisis del mensaje de la música trap y su incidencia en los centennials del bachillerato del colegio La Salle, período enero–junio 2019. (Tesis de Licenciatura). Repositorio de la Universidad Nacional de Chimborazo. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/6398

Taylor, D. (2011). Performance, teoría y práctica. En, D. Taylor y M. Fuentes (Ed.), Estudios avanzados de performance, (pp. 7-30). Fondo de cultura económica.

Vallendor, M. (2020). Trap, no lo entenderás. La resignificación del trap en Argentina. (Trabajo final de grado en la Licenciatura de gerenciamiento económico cultural de la Universidad del Salvador- FCEYE, Argentina). https://cutt.ly/iVP939Y

Publicado
2022-09-26
Como Citar
Pérez Anzola, Y. (2022). O desempenho dos adolescentes coincidindo com o discurso audiovisual da trap. Religación, 7(33), e210947. https://doi.org/10.46652/rgn.v7i33.947