Kei visual: visualidade, narrativa e textualidade em uma subcultura musical

Palavras-chave: Subcultura; simbolismo; cultura visual; narrações; hermenêutica.

Resumo

Este artigo procura mostrar como narrativa, textualidade e visualidade são elementos essenciais de um gênero musical, reforçando tanto seu estilo quanto seu simbolismo e percepção. O gênero visual kei, um estilo musical popular no Japão, é usado no artigo. Embora seja freqüentemente considerado um estilo de hard rock ou heavy metal, o artigo enfatizará como o uso de narrativas (a caracterização dos artistas), visualidade (moda, maquiagem, coloração, etc.) e textualidade (letra, simbolismo, linguagem) fazem deste gênero uma verdadeira sub-cultura. Através da análise hermenêutica e tomando os fenômenos como exemplos, ela mostrará como a música pode assim se tornar uma forma de expressão das pessoas que se sentem excluídas da Cultura Popular e encontram em um desses elementos mencionados uma forma de expressar sua identidade. Mostrará então como a sub-cultura é inclusiva para aquelas pessoas cuja identidade não é refletida pela Cultura Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Fracchia, University of Tohoku - Japan

Researcher in anthropology at University of Tohoku (Japan). M.A. in cultural anthropology at the University of Milano-Bicocca (Italy). B.A. in intercultural communication at University of Milano-Bicocca

Referências

Butler, J. (1990). Gender trouble: feminism and the subversion of identity. Routledge.

Djikic, M. (2011). The Effect of Music and Lyrics on Personality. Psychology of Aesthetics Creativity and the Arts, 5(3), 237-240.

Eco, U. (1986). Travels in Hyper Reality. (W. Weaver, Trans.) Harcourt.

Johnson, H., & Kawamoto, A. (2016). “Visual-kei”: glamour in Japanese pop music. In I. Chapman, & H. Johnson (Eds.), Global Glam and popular Music: style and spectacle from 1970s to the 2000s (pp. 199-213). Routledge.

Robertson, J. (1998). Takarazuka: Sexual Politics and Popular Culture in Modern Japan. University of California Press.

Seibt, O. (2013). Asagi’s Voice: Learning how to desire with Japanese Visual-kei. In C. Utz, & F. Lau (Eds.), Vocal music and contemporary identities: unlimited voices in East Asia and the West (pp. 248-266). Routledge.

Shin., & Nana. (2011). Interview with YOSHIKI in Brazil. JaME. https://cutt.ly/RVPlb8t

Publicado
2022-09-27
Como Citar
Fracchia, R. (2022). Kei visual: visualidade, narrativa e textualidade em uma subcultura musical. Religación, 7(33), e210949. https://doi.org/10.46652/rgn.v7i33.949