Código de ética

 

Declaração ética sobre publicação e boas práticas

A equipe editorial da Religación está comprometida, juntamente com a comunidade científica, a garantir e salvaguardar os padrões éticos e a qualidade dos artigos publicados na revista.

Religación subscreve as Normas Éticas da Associação Americana de Psicologia. Além disso, a revista segue o Comitê de Ética em Publicações (COPE) "Código de Conduta e Melhores Práticas para Revistas Científicas", bem como a estrutura legal do país onde a pesquisa publicada foi realizada.

As pesquisas publicadas na revista RELIGACIÓN devem estar de acordo com a Norma 8 dos Princípios Éticos e Código de Conduta da Associação Americana de Psicologia.

Os autores devem ter lido as recomendações da COPE e declarado que elas estão em conformidade com estes princípios. Qualquer trabalho que não esteja de acordo com estas recomendações e que seja considerado uma má prática será removido ou retraído, dependendo do status do manuscrito no momento em que a má conduta ética for detectada.

Créditos de autoria e de publicação. Os autores de artigos publicados na revista RELIGACION devem ter contribuído significativamente para a pesquisa publicada e devem ser capazes de certificar e creditar sua contribuição para a pesquisa e para a preparação do artigo, se solicitados a fazê-lo. Todas as pessoas listadas como autores devem ter participado da pesquisa, e todas as pessoas que participaram da pesquisa devem estar listadas no artigo. Todos os autores devem ter participado suficientemente do trabalho para assumir a responsabilidade pública por seu conteúdo.

Submissão em duplicata. Os artigos submetidos à RELIGACIÓN devem ser obras originais e não devem ter sido submetidos simultaneamente a outras publicações em nenhuma forma ou versão.

Cumprimento das normas éticas. A fim de garantir objetividade e transparência na pesquisa e confirmar que princípios aceitos de conduta ética e profissional foram seguidos, informações sobre fontes de financiamento, possíveis conflitos de interesse (financeiros ou não), bem como consentimento informado no caso de a pesquisa envolver indivíduos devem ser incluídos.

Declaração de interesses. Os autores não devem ter nenhum conflito de interesses ou concorrência que os impeça de apresentar suas pesquisas de forma imparcial. Eles devem revelar todo e qualquer conflito potencial de interesses, relações financeiras e pessoais com outros indivíduos ou organizações que possam influenciar (viés) de forma inadequada, mediante a apresentação de seu artigo para publicação. Além disso, eles devem divulgar e detalhar quaisquer conflitos de interesse na seção relevante do formulário de submissão de artigos da revista, através do Diretor Editorial.

Tratamento humano dos sujeitos humanos na pesquisa. As atividades descritas em artigos publicados devem estar de acordo com as normas éticas com referência a estudos que envolvam sujeitos humanos. Os autores são responsáveis por poder fornecer, se solicitado, cópias de dados brutos, manuais de procedimentos, consentimentos informados ou qualquer material experimental considerado relevante para sua pesquisa (ver norma 8 -8.09 Cuidados Humanos e Uso de Animais em Pesquisa - dos Princípios Éticos dos Psicólogos e Código de Conduta da Associação Americana de Psicologia).

Material de Terceiros. Os autores devem ter obtido os direitos de reprodução e/ou permissões necessárias para quaisquer imagens, fotos, figuras, dados, bancos de dados, tabelas ou qualquer outro material que seja de autoria de terceiros e não seja autoproduzido e que tenha sido incluído no artigo (favor observar a lei espanhola de direitos autorais).

A revista espera o cumprimento de todas as boas práticas de publicação científica, particularmente no que diz respeito à autoria, cumprimento das normas éticas de pesquisa, conflito de interesses, publicação redundante, manipulação de figuras, plágio e duplicidade de submissões.

Declaração de privacidade. Nomes, endereços de e-mail e quaisquer outros dados pessoais submetidos à RELIGACIÓN serão utilizados exclusivamente para os fins relacionados à possível publicação de um trabalho, nunca serão dados a terceiros, nem serão utilizados para fins comerciais.

 

POLÍTICA DE CORREÇÃO, RETRAÇÃO E EXPRESSÃO DE PREOCUPAÇÃO

A revista RELIGACIÓN como revista científica internacional de excelência segue o Código de Ética de Publicação da Associação Psicológica Americana (Seção 8) e do Comitê de Ética de Publicação (COPE).

As notificações formais serão publicadas no site da revista RELIGACIÓN, em uma das quatro categorias a seguir:

Erratum: Quando o editor apresenta um erro que afeta a integridade da reputação da autoria do artigo ou da revista.

Correção: Quando o editor OU a autoria (e isto será especificado em um texto explicativo) apresenta um erro que afeta a reputação da autoria, ou da revista (a "correção" nesta revista cobre ambos os elementos tradicionalmente chamados de "corrigendum" ou "erratum").

Retração: Retirada de um artigo publicado devido a achados ou conclusões inválidas. Todos os autores de um artigo devem assinar um pedido de retração, declarando o erro e descrevendo como ele afeta as conclusões do artigo. Se não concordarem unanimemente em solicitar uma emenda, o Editor Sênior relevante consultará a Equipe Administrativa ou, se necessário, os revisores externos e aplicará a categoria de emenda que parecer mais apropriada, indicando no texto da emenda publicada aqueles autores que discordam.

A Equipe de Gestão da revista RELIGACIÓN considerará a retração em uma publicação se:

  • Eles têm provas claras de que os resultados não são confiáveis, seja como resultado de um erro grave (por exemplo, erro de cálculo ou erro experimental), seja como resultado de fabricação (por exemplo, de dados) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagem).
  • Plágio é detectado.
  • As descobertas foram previamente publicadas em outro lugar sem a ndebi atribuição a fontes anteriores ou divulgação ao editor, permissão para republicar ou justificação (ou seja, casos de publicação redundante).
  • Contém material ou dados sem autorização ou permissão de uso.
  • Os direitos autorais foram violados ou há algum outro problema legal grave (por exemplo, difamação, privacidade).
  • Há relatos de pesquisas antiéticas.
  • Foi publicado exclusivamente com base em um ndebid de revisão por pares comprometido ou manipulado.
  • Autor não revelou nenhum interesse importante (conhecido como conflito de ndebidam) que, na opinião do editor, teria afetado ndebidamente as interpretações do artigo ou as recomendações da equipe editorial e dos revisores.

 

Manifestação de Preocupação: Embora a opinião da comunidade editorial sobre o uso de uma Manifestação de Preocupação ainda esteja em discussão (veja aqui as últimas informações), a revista se reserva o direito de considerar seu uso caso a caso, mas não está limitada a 1) evidência material, mas inconclusiva, de má conduta na pesquisa ou publicação, que pode ou não estar ainda sob investigação; 2) evidência de descobertas não confiáveis, mas sem nenhuma instituição ou outra organização disposta ou capaz de investigar o caso; 3) evidência de erro, ou omissão de informação relevante, no artigo ou em dados/materiais abertos vinculados, que precisa ser corrigido, mas não foi devido à falta de vontade ou falta de resposta do autor. Na maioria dos casos, uma expressão de preocupação levará a uma resolução positiva (através de uma notificação) OU a uma retração.

Os editores de RELIGACIÓN considerarão a emissão de uma expressão de preocupação se:

  • Eles têm provas inconclusivas de pesquisa ou má conduta de publicação por parte dos autores.
  • Há evidências de que as descobertas não são confiáveis, mas a instituição autora não vai investigar o caso.
  • Eles acreditam que uma investigação sobre uma suposta má conduta relacionada à publicação não foi, ou não seria, justa e imparcial, ou conclusiva.
  • Uma investigação está em andamento, mas um julgamento não estará disponível por um tempo considerável.

 

Resolução de conflitos

Correções: Quando são detectados erros em um artigo publicado na Religación que afetam a interpretação dos resultados, é dever dos leitores, autores e/ou editores notificar o corpo editorial da Religación através de uma Carta ao Editor. O Conselho Editorial terá a obrigação de verificar as informações e cruzá-las com o autor e as provas correspondentes. Se a exatidão da alegação for confirmada, as correções serão publicadas. Se os erros detectados forem suficientemente significativos para invalidar o trabalho, a possibilidade de retrair o manuscrito publicado será considerada.
Retração de um manuscrito: Retração de um artigo é uma das sanções mais graves que podem ser tomadas pelo Conselho Editorial da Religación em relação a um artigo publicado na revista. Esta medida extrema é tomada quando os erros reportados podem afetar a interpretação dos dados. Esta medida é ainda mais grave quando as informações apresentadas no trabalho são fraudulentas ou falsificadas; quando os dados são fictícios; quando o estudo não pode ser reproduzido, ou em casos de falta ética grave.
Retirada de um manuscrito: a retirada, exclusão ou ocultação de um artigo só é permitida quando há um caso envolvendo violações legais, difamação ou outras restrições legais, assim como quando há dados falsos ou imprecisos. Nesses casos, será publicada uma declaração de retirada. Outro caso particular de retirada é quando a má conduta ética comprovada foi cometida, mas o artigo ainda não foi publicado; neste caso, os autores só são informados da retirada de seu manuscrito do processo de revisão.