Gamificação e o ensino de química orgânica para alunos do terceiro ano do bacharelado

Palavras-chave: Gamificação; kahoot; química orgânica; jogo educacional; trabalho cooperativo.

Resumo

Atualmente, com o avanço da ciência e da tecnologia, a forma tradicional de ensinar os estudantes também está mudando. Nesta pesquisa propomos o uso da gamificação para o ensino da química orgânica aos estudantes do terceiro ano do ensino médio. O objetivo do estudo é a aplicação da gamificação como estratégia de ensino da química orgânica para melhorar o interesse e o desempenho dos alunos do terceiro ano do bacharelado especializado em ciência da computação. O tipo de pesquisa a ser aplicada é qualitativa, pois medirá o grau de impacto e interesse gerado nos alunos do terceiro ano do bacharelado com relação à aplicação da gamificação para o ensino da química orgânica. A metodologia a ser utilizada é uma pesquisa de percepção pré e pós-projeto, assim como uma avaliação diagnóstica e uma avaliação após ter aplicado a gamificação como estratégia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Segundo Tomas Cungachi Solano, Universidad Católica de Cuenca - Ecuador

Ingeniero en Biotecnologia Ambiental, Docente del Ministerio de Educación del Ecuador

Sergio Constantino Ochoa Encalada, Universidad Católica de Cuenca - Ecuador

Licenciado en Ciencias de la Educación mención Psicología Educativa, Magister en Psicopedagogía y Talentos, Docente de la Carrera de Educación y Director de la Unidad de Diagnóstico Psicopedagógico y Apoyo a la Inclusión de la Universidad Católica de Cuenca

Referências

Albéniz, J., Barajas, R., Carrillo, I., Díaz, P., Hernánde, T., Merayo, N., & Ruiz, M. (2019). Actividades de gamificación como complemento en el aprendizaje y la evaluación de asignaturas de grado. Paper Knowledge. Toward a Media History of Documents, 8–11.

Borras, G. O. (2015). Fundamentos de la gamificación Universidad Politécnica de Madrid. Gabinete de Tele-Educación. Universidad Politécnica de Madrid, 33. https://n9.cl/945hk

Cabrera Medina, J. M., Sánchez Medina, I. I., & Rojas Rojas, F. (2016). Uso de objetos virtuales de aprendizaje OVAs como estrategia de enseñanza – Aprendizaje Inclusivo y Complementario para los cursos teórico–prácticos . Revista Educación En Ingeniería, 11(22), 4–12. https://doi.org/10.26507/rei.v11n22.602

Caldeiro, P., & Vizcarra, C. (2014). El trabajo cooperativo en el aula. Idoneos. http://educacion.idoneos.com/index.php/Din%C3%A1mica_de_grupos/Trabajo_cooperativo

Carrión, E. (2018). El uso de la Gamificación y los recursos digitales en el aprendizaje de las Ciencias Sociales en la Educación Superior. Revista DIM, 36, 1–14.

De Soto, G. I. S. (2018). Herramientas de gamificación para el aprendizaje de ciencias de la tierra. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 65, 29–39. https://doi.org/10.21556/edutec.2018.65.1143

Esteve Turrillas, F. A., Armenta, S., Cervera, M. L., De La Guardia, M., Pastor, A., Morales Rubio, Á., & Garrigues, S. (2016). Gamificación: El concurso como actividad grupal de enseñanza/aprendizaje. Universitat Politècnica de València / Congreso In-Red (2016). https://doi.org/10.4995/inred2016.2016.4405

Freire, E. E. (2018). La enseñanza mediante la gamificación. Ciencia Sociales y Económicas, 2(2), 75–89. https://n9.cl/lshn1

Freire, N., y Martínez L. (2021). Estrategia de Gamificación para el proceso de enseñanza aprendizaje de la Química en la Unidad Educativa Intercultural Bilingüe Manzanapamba [Tesis de maestría, Universidad Tecnológica Indoamérica]. Repositorio Institucional http://repositorio.uti.edu.ec//handle/123456789/2802

González Rojo, S. (2019). La gamificación en el aula para la enseñanza-aprendizaje de la Física y la Química en la Educación Secundaria Obligatoria: una propuesta didáctica basada en el “ Escape–Room” [Trabajo Fin de Máster, Universidad de Valladolid] Repositorio Institucional http://uvadoc.uva.es/handle/10324/38553

Gutiérrez, M. A., & Barajas, P. D. S. (2020). Juegos como herramienta educativa para facilitar el proceso de enseñanza aprendizaje de la química orgánica en la educación superior. Revista Electrónica EDUCyT, 1(Extra), 695–707. https://die.udistrital.edu.co/revistas/index.php/educyt/article/view/78

Henríquez, F. E., & Zepeda, G. M. I. (2004). Elaboración De Un Artículo Científico De Investigación. Ciencia y Enfermería, 10(1), 17–21. https://doi.org/10.4067/s0717-95532004000100003

Holguin, G. F. Y., Holguin, R. E. G., & Garcia Mera, N. A. (2020). Gamificación en la enseñanza de las matemáticas: una revisión sistemática. Telos, 22(1), 62–75. https://doi.org/10.36390/telos221.05

López Simó, V., & Domènech-Casal, J. (2018). Juegos y gamificación en las clases de ciencia: ¿una oportunidad para hacer mejor clase o para hacer mejor ciencia?. Revista Eletrônica udus cientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1059

Mallitasig, S. A., & Freire, A. (2020). Gamificación como técnica didáctica en el aprendizaje de las Ciencias Naturales. INNOVA Research Journal, 5(3), 164–181. https://n9.cl/by6xk

Matsumoto, T. (2016). Motivation Strategy Using Gamification. Creative Education, 07(10), 1480–1485. https://doi.org/10.4236/ce.2016.710153

Merayo, N., Díaz, P., Barajas, R., Saavedra, P., Carrillo, I., & Albéniz, J. (2021). Gamificación como complemento para el aprendizaje en Química Orgánica. Cinaic, 198–203. https://doi.org/10.26754/CINAIC.2021.00

Molina, G. P., Molina, G. A., & Gentry, J. J. (2021). La gamificación como estrategia didáctica para el aprendizaje del idioma inglés. Dominio de Las Ciencias, 7(1), 722–730. https://n9.cl/3ikuy

Morales, C., & Salgado, Y. (2017). Química orgánica en contexto y argumentación científica: una secuencia de enseñanza aprendizaje, desafíos y compromisos. Revista de Innovación En Enseñanza de Las Ciencias, 1(1), 23–46. https://doi.org/10.5027/reinnec.v1.i1.2

Pinto, G., Prolongo, M. L., Martínez Urreaga, J., Alcázar, V., Calvo Pascual, M. A. (2017). Gamificación y aprendizaje basado en juegos para áreas STEM: estudio del caso de un proyecto de innovación educativa. Anuario Latinoamericano de Educación Química ALDEQ. https://oa.upm.es/63737/1/INVE_MEM_2019_320197.pdf

Quintanal Pérez, F. (2016). Gamificación y la Física–Química de Secundaria. eVSAL Revistas, 17 (3), 13–28. https://doi.org/10.14201/eks20161731328

Rodríguez, J. (2014). La gamificación como estrategia metodológica para el mejoramiento de la convivencia escolar. Paper Knowledge. Toward a Media History of Documents, 72–90.

Rodríguez, L., & Avendaño, H. (2018). Gamificación como estrategia de aprendizaje en la enseñanza de las ciencias naturales en la educación básica secundaria. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin), 1–9. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9048

Rodríguez Martínez, B. A. (2021). La Gamificación como Predictor de la Integración en la Enseñanza. Revista Tecnológica-Educativa DOCENTES 2.0, 11(2). https://doi.org/10.37843/rted.v11i2.253

Rosero, L. J. L. (2020). Potenciar recursos educativos abiertos como la gamificación con un horizonte hacia las TEPs. Revista InGenio, 1(1). https://doi.org/10.18779/ingenio.v1i1.13

Salazar Noboa, M. (2020). Implementación de la Gamificación como estrategia en la enseñanza de la Química [Trabajo Fin de Máster, Universitat oberta de Catalunya]. Repositorio Institucional http://hdl.handle.net/10609/122086

Santanach, C. A. (2019). Flipped classroom y gamificación en 1o de Bachillerato para el aprendizaje significativo de los recursos energéticos [Trabajo Fin de Máster, Universidad Internacional de La Rioja] Repositorio Institucional https://n9.cl/v17vi

Tamayo, P. (2022). La gamificación y su aplicación a la asignatura de Física y Química de 4o de ESO [Tesis de Maestría, Universidad de Cantabria]. Repositorio Institucional http://hdl.handle.net/10902/24567

Ugalde Naranjo, J., Vasconcelos-Vásquez, K., & Montero Ulate, B. (2021). la gamificación favorece la competencia laboral. Company Games & Business Simulation Academic Journal, 1(1), 21-33. https://cutt.ly/IBuvoLY

Villalustre, L. (2015). Gamificación: Estrategia para optimizar el proceso de aprendizaje y la adquisición de competencias en contextos universitarios. DigitalEducation, 27, 13–31.

Publicado
2022-10-11
Como Citar
Cungachi Solano, S. T., & Ochoa Encalada, S. C. (2022). Gamificação e o ensino de química orgânica para alunos do terceiro ano do bacharelado. Religación, 7(34), e210977. https://doi.org/10.46652/rgn.v7i34.977